top of page
Foto do escritorDr. Alexandre C Martha

CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO "YNSA"

YNSA (Yamamoto New Scalp Acupuncture)



A Nova Craniopuntura de Yamamoto foi criada pelo Dr Toshikatsu Yamamoto no Japão em 1966, época em que fundou o Instituto de Acupuntura nas cidades de Nichinan e Miyasaki. Essa técnica é baseada em Microssistemas, ou seja, no espelhamento de cada parte do nosso corpo sobre uma pequena área, assim como ocorre na orelha (Auriculoterapia), na planta do pé (Reflexologia podal) e na palma da mão (Acupuntura coreana de Koryo Sooji Chim).



O Professor Yamamoto criou 8 Microssistemas, sendo 3 para diagnóstico e 5 para tratamento.


DIAGNÓSTICO:

O exame pode ser feito no Pescoço, Cotovelo ou Abdômen, a região do Pescoço é a mais utilizada por dar acesso fácil, ser mais rápida e prática, a pessoa não precisa se despir e nem ficar constrangida, porem os pontos são mais próximos e isso pode tornar mais difícil o diagnóstico do que na área do abdômen.



No Pescoço se encontram os 12 Órgãos e as Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa (Pulmão, Bexiga, Rim, Fígado, Vesícula Biliar, Pericárdio, Coração, Triplo Aquecedor, Intestino Grosso, Baço-Pâncreas, Estômago e Intestino Delgado.

No Cotovelo se encontram os Órgãos e segmentos da Coluna vertebral (Cérebro, Cerebelo, Gânglios da Base, Coluna Cervical, Dorsal e Lombar).

No Pescoço na região esternoclavicular, existe um ponto que serve de diagnóstico para identificar se existem problemas na boca que levam a dores articulares em membros superiores ou inferiores.

Se a queixa se encontra nos membros superiores ou órgãos do tórax é recomendável que se procure ver a coloração da palma das mãos e o desequilíbrio na lateral do ponto IG4, se a mão esquerda apresentou maior sensibilidade então se examina o pescoço desse mesmo lado. Se a queixa for no abdômen ou membros inferiores, o ponto do Rim ou do Fígado mais doloroso vai dizer por qual lado começar.

Após identificar os órgãos desequilibrados no pescoço segue-se para o Tratamento.



TRATAMENTO:

Existem 11 pontos Básicos; 3 Cerebrais; 4 Sensoriais, 12 Ypsilons; 12 Pares Cranianos e 4 Chaves Mestras.

Como na Medicina Chinesa, aqui também temos o Yin e o Yang, a metade da cabeça na frente das orelhas pertence ao Yin, e a metade pra trás das orelhas é Yang. Existem 4 quadrantes dividindo os pontos Ypsilons, o quadrante anteroinferior é o Yin forte, geralmente a nossa escolha pra iniciar o tratamento. Após o agulhamento do órgão desequilibrado basta verificar no pescoço se a estagnação ou a dor sumiu no órgão correspondente, caso não tenha melhorado precisa corrigir a profundidade ou direção da agulha ou colocar em outro ponto mais próximo e verificar novamente no pescoço se houve a correção. Se as dores que o paciente se queixava sumiram é só esperar os 30 minutos e depois tirar as agulhas, mas caso as dores articulares ou de algum órgão persista, inicia-se o exame dos cotovelos onde se encontram os órgãos (cérebro, cerebelo e gânglios da base) e coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar) que podem estar desequilibrados. Digamos que no exame deu desequilíbrio no cérebro e na coluna cervical a direita, então o tratamento é direcionado para os pontos correspondentes do lado direito. A dor articular pode ter desaparecido nessa etapa, mas caso ainda persista, começamos o tratamento pelos Pontos Básicos no lado Yin, caso a dor ainda não tenha sumido, temos a opção de ir para o Ponto Básico Yang ou usar uma chave mestra ou usar a Somatotopia I. Casos de Hemiplegia e hemiparesia tratamos através do lado oposto.


COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?

Em 1987 o Prof. Dr Hartmut Heine descobriu que entre o tecido subcutâneo da pele e o músculo passa uma fina camada de colágeno a qual deu o nome de Fáscia Corporal Superficial, ela cobre o corpo inteiro como se fosse uma malha fina como um isolante elétrico, exceto na cabeça e dedos das mãos e dos pés, provavelmente por isso, essas regiões são mais sensíveis e de resposta imediata. Próximo dos pontos de acupuntura a Fáscia Corporal Superficial é penetrada por Feixe vascular e nervoso e coberta por tecido conjuntivo frouxo, que leva a baixa resistência elétrica que é captada pelos aparelhos que detectam pontos de acupuntura. Ao inserir uma agulha de acupuntura nesse local, essas terminações vasculares e nervosas levam uma mensagem para o Cérebro que por sua vez liberam substâncias químicas chamadas de neurotransmissores (Acetilcolina, Serotonina, Substância P, Gaba, Dopamina, Beta Endorfina).

A Acetilcolina - auxilia na comunicação entre as células nervosa e muscular facilitando a contração muscular, reduz a frequência cardíaca, dilata os brônquios, melhora o transito intestinal, auxiliam no aprendizado e na memória

A Serotonina - regula o sono o humor, apetite, atividade sexual, temperatura corporal, sensibilidade a dor, atividade motora, função cognitiva e função neuro-endócrina.

A Substância P - é uma Facilitadora da resposta inflamatória

GABA - estimula a secreção das enzimas digestivas, reduz a ansiedade, reduz o déficit de atenção, evita convulsões, reduz o stress e a síndrome do pânico.

Dopamina - controla o movimento voluntário (sua falta leva ao tremor como é o caso do Parkinson) aumenta a velocidade metabólica basal, controla o crescimento e a reparação dos tecidos, melhora a memória espacial e aumenta o interesse sexual no sexo masculino.

A Beta Endorfina - diminui a sensação de dor, promove o relaxamento e sensação de bem estar geral.



AGULHAS:

As agulhas são estéreis descartáveis de aço inox, tamanhos podem ser de 0,25mm x 40mm ou 0,25 x 15mm as que eu mais uso, ou 0,20 x 15mm talvez fossem as minhas preferidas se eu as encontrasse para comprar. A Marca Dong Bang tem ótimo custo benefício, a agulha possui uma ponta bem afiada e boa resistência na penetração.




ACUPUNTURA DÓI?

Geralmente o que eu ouço dos meus pacientes é que agulha não dói, o que dói é o meu dedo procurando o ponto, mas depois que eu o acho, seguro ele firme para colocar a agulha e em questão de segundos a dor some. Quem fez acupuntura pelo método chinês, vai sentir grandes diferenças, uma delas é a procura do ponto certo precisa ser palpada e verificado onde dói mais para ter certeza, isso não acontece na chinesa e a dor sumir na fração de segundos também não acontece na chinesa. Algumas pessoas referem que a dor mudou para uma sensação de choque, peso, areia, bolha estourando, ou até que saiu daquele ponto e a dor foi pra outro ponto na cabeça, quando isso acontece eu agulho esse novo ponto com a ajuda da localização do paciente. Meu conselho para os que morrem de medo de agulha e substituir pelo Laser, mas o método é mais fraco e dura menos tempo.


EXISTE ACUPUNTURA SEM AGULHAS?

Existem várias formas energéticas de estimular um ponto de acupuntura sem utilizar agulha, pode ser feito através de massagem, pressão cutânea (shiatsu, sementes de mostarda, microesferas), eletricidade transcutânea (TENS), Cor (cromoterapia), Moxa (elétrica ou Artemísia), Laser de baixa energia (vermelho e/ou Infravermelho), Magnetos, Qigong, Tai Chi Chuan, Yoga e Reiki.


QUANTO TEMPO FICAM AS AGULHAS?

Nos casos agudos deixo meia hora, nos casos crônicos deixo uma hora. Se o paciente precisa fazer fisioterapia de manipulação ou Hidroterapia, eu deixo ele ir imediatamente após colocar as agulhas, desde que a fisioterapeuta se comprometa em retirar as agulhas logo após 30 minutos de manipulação. Essa é a grande vantagem de uma acupuntura no Crânio, o paciente tem liberdade de movimento, pode dirigir e se movimentar ou ser manipulado sem que as agulhas o impeçam de se movimentar, o membro a ser manipulado fica praticamente anestesiado, com bom relaxamento muscular e melhora da circulação local, facilitando muito o trabalho do fisioterapeuta.



QUANTAS SESSÕES?

Depende da intensidade da dor, se é muito intensa e contínua, eu proponho 3 vezes por semana pulando sempre um dia, mas na maioria dos casos uma por semana é o suficiente.


QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?

Todas as doenças traumáticas, ortopédicas, reumáticas, neurológicas e clínica da dor.


QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES ABSOLUTAS?

Febre alta ou grande fraqueza e infecção na pele.


QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS?

Portadores de distúrbios de coagulação ou que fazem uso de antiagregante plaquetário, (AAS, clopidogrel, heparina, liquemine, fraxiparina), vasodilatadores (Balcor, betaserc, nifedipina, tadalafina, sustrate, atenolol, isordil), ômega 3, Ginkgo biloba.



POSSO DEIXAR DE TOMAR MEUS MEDICAMENTOS?

NÃO PODE, mesmo que os sintomas tenham diminuído ou desaparecido, deve continuar tomando ate que o médico que estava tratando reduza ou suspenda o seu medicamento.


EXISTEM COMPLICAÇÕES COM ACUPUNTURA?

SIM, Acupuntura é considerado um procedimento invasivo, ou seja, deve ser realizado por profissional habilitado que conheça bastante a anatomia e que seja capaz de socorre-lo se for necessário. As complicações mais comuns na YNSA são:

1) Hematomas ou sangramentos podem ocorrer após retirada das agulhas, principalmente na zona temporal, parietal e ao redor dos olhos;

2) Periostíte (a camada que envolve o osso do crânio se chama periósteo, é nela que se encontra a sensibilidade do osso, o acupunturista deve introduzir a agulha entre o subcutâneo e o periósteo para que isso não ocorra, a periostíte pode demorar um dia ou ate meses para desaparecer)

3) Sonolência, moleza, fraqueza, diminuição da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial, desmaio, podem ocorrer, principalmente na primeira e segunda sessão, por isso é bom estar acompanhado e não voltar dirigindo a fim de evitar um acidente. Como eu já disse anteriormente, dependendo do ponto que foi utilizado você libera vários neurotransmissores que são analgésicos, relaxantes centrais e periféricos, ansiolíticos que produzem esses sintomas, mas na segunda ou terceira sessão o seu organismo já se acostuma e não percebe mais essas reações.

4) Neuropraxia e hiperestesia, as agulhas quando encostam num nervo podem levar a sensação de formigamento, dor acentuada que tende a desaparecer no mesmo dia ou ate 6 semanas após.


QUANTAS AGULHAS SÃO COLOCADAS NUMA SESSÃO?

É de acordo com a patologia, caso tenha dor no punho direito, basta apenas uma agulha na cabeça, mas se são várias articulações e a coluna cervical e lombar, provavelmente serão usadas de 5 a 10 agulhas.


CONCLUSÃO:

A Craniopuntura de Yamamoto é um método excelente de acupuntura para sumir com a dor, desbloquear uma articulação, relaxar a musculatura e ganhar alongamento de forma imediata. O custo é baixo, reduz o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios; o tempo na sessão é curto e ainda pode ser compartilhado com outros profissionais e diversas modalidades como: moxa, ventosa, eletroterapia, ultrassom, laser, fitoacupuntura, óleos essenciais, massagem, manipulação articular e vertebral, aula de alongamento e Hidroterapia. Recomendo a todos o Curso de YNSA, ministrado pelo meu brilhante Prof. Dr. Alexandre Massao Yoshizume, Vice Presidente do Colégio Médico de Acupuntura de SP, Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA, MESTRE PELA USP, Diretor e Professor da AMBA – Associação Médica Brasileira de Acupuntura, Aluno direto do Professor Toshikatsu Yamamoto.

(11)30494-8597


REFERÊNCIAS:

1)Acupuntura Nova Craniopuntura de Yamamoto – NCY

Autor: Toshikatsu Yamamoto

1 ª edição – 5 setembro 2007

2)Escalpopuntura Japonesa

Microssistema da Nova Acupuntura Craniana

Autor: Prof. Nóji Enomóto

1 ª edição – 2014

3)Bioquímica Médica

Autor: John W. Baynes, Marek H. Dominiczak

3 ª edição – 2011


4)Curso Avançado

Craniopuntura de Yamamoto “YNSA”

Prof. Dr. Alexandre Massao Yoshizumi

Ano: 2016

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page