top of page
Dr Alexandre C Martha

BURSÍTE

Atualizado: 2 de out. de 2022

BURSAS

São pequenas bolsas que tem sua origem nas articulações e contem no seu interior líquido sinovial ou ácido hialurônico ("óleo que lubrifica a articulação").

ORIGEM E LOCALIZAÇÃO:

As bursas geralmente são encontradas em regiões de atrito como ocorre entre uma estrutura óssea e um tendão ou entre a pele e o osso ou em alguns casos entre músculo e osso na proximidade da inserção de um tendão.


FUNÇÃO:

As Bursas funcionam como amortecedores, no momento de um impacto, ou como um lubrificante nesses espaços a fim de facilitar o movimento de deslizamento destas estruturas impedindo que ocorram lesões dos músculos e tendões quando estes deslizam sobre uma proeminência ou superfície óssea.


MODELO ANATOMICO DAS LOCALIZAÇÕES DAS BURSAS NO OMBRO
ANATOMIA DAS BURSAS NO OMBRO

MAPA ANATÔMICO:

Existem 8 bursas no ombro

  1. SUBACROMIAL

  2. SUBDELTOIDEANA

  3. SUBCORACÓIDEA

  4. SUBESCAPULAR

  5. INFRASERRÁTIL

  6. ESCAPULOTRAPEZIO

  7. SUPRASERRÁTIL

  8. INFRASERRÁTIL







BURSAS MAIS ACOMETIDAS:

Na região lateral temos a 1) Bursa Subacromial (abaixo da superfície inferior do Acrômio e acima dos músculos e tendões do supraespinhoso e infraespinhoso) e a 2) Bursa Subdeltóidea (entre a grande tuberosidade do úmero e o músculo deltóide); e na região anterior do ombro temos a 3) Bursa Subcoracóide (entre o processo coracóide e o músculo subscapular) e a 4) Bursa Subescapular (entre o tendão do subescapular e o colo da glenóide).


FUNCIONAMENTO NA PRÁTICA

Conforme o braço é elevado ou abduzido (aberto ao lado do corpo como no polichinelo) repetidas vezes, a bursa passa diversas vezes deslizando entre a superfície óssea (teto do acrômio) e o músculo e tendão do supraespinhoso e a grande tuberosidade do úmero, evitando que haja atrito nestas estruturas, uma vez que esses movimentos se tornam repetitivos por dezenas ou centenas de vezes a bursa entende que precisa de mais lubrificação pra continuar mantendo as duas peças longe uma da outra, e com isso ela se enche de mais líquido sinovial (lubrificante) ficando portanto cada vez maior ate chegar um ponto que todo o espaço entre o osso e o tendão fica muito cheio de líquido não havendo mais espaço nem para o tendão passar. Este excesso de líquido ou inchaço dela chamamos de inflamação da bursa ou Bursíte a qual causa dor e impede os movimentos do braço a nível dos ombros ou acima deles, como pentear ou secar os cabelos, se vestir ou colocar um casaco ou um objeto na prateleira.


Muitos pacientes me perguntam se existe cura para a Bursite porque não entendem que a inflamação é um processo benigno de defesa do organismo, advertindo ao ser humano de que ele esta praticando uma atividade em excesso e informando a você que deve descansar por um bom período. A resolução pode levar de 7 a 15 dias, dependendo do grau da inflamação, da percepção da dor e da colaboração do indivíduo em ficar em repouso e não insistir nas atividades que fazem parte do "arco doloroso”, ex: atividades que abrem os braço ao lado do corpo e as que elevam os braços na frente do corpo além de 60 graus.


DIAGNÓSTICO:

Na realidade a Bursite para os ortopedistas não existe como um diagnóstico isolado, ela é um sintoma, indica que tem algo errado no seu funcionamento, assim como a febre, é uma resposta imunológica que o organismo esta declarando guerra a invasão de um vírus ou bactéria, quando aumenta a temperatura do nosso organismo ele esta tentando destruir os invasores e impedir a infecção; combater um sintoma não vai garantir a você que ele não se repetirá e não irá agravar a evolução da doença, por isso não estamos apenas interessados em saber que existe a bursite, mas verificar a localização e as características do líquido (se é hemorrágico ou infeccioso ou alteração metabólica), se apresenta lesões associadas dentro ou fora da articulação, se possui hiperlaxitude ou hiperfrouxidão capsuloligamentar (ombro instável ), se existe alteração postural ou lesão prévia de outras articulações que estejam levando a discinesia da escapula. Para saber o que esta levando ao aparecimento da bursite, recomendo que leiam o tema: "síndrome do impacto”.


Conclusão:

A Bursíte é o resultado de um mecanismo de proteção do organismo, serve como sinal de alerta, ela é um sintoma que faz parte da "síndrome do impacto", recomendo que leiam a respeito. Fazer uso de sintomáticos como analgésicos e anti-inflamatórios pode dar a falsa impressão de que resolveu o problema, quando na realidade só adiou e pode estar ocultando e até mesmo agravando a doença.

Seja prudente e procure um especialista em ombro na sua região, cuide bem do seu maior patrimônio: SUA SAÚDE.


309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page