top of page
Dr Alexandre C Martha

ARTROSCOPIA DO OMBRO

Atualizado: 10 de jul. de 2023



ARTROSCÓPIO

Arthros – significa articulação

Scopy – significa Visão

é um instrumento que permite a visão do interior de uma articulação.


ARTROSCOPIA

Um tipo de cirurgia minimamente invasiva que usa uma pequena ótica de 4mm acoplada a uma microcâmera que se encontra conectada a uma TV e um aparelho de captura de imagem digital.

Uma microcâmera é introduzida na articulação do ombro (glenoumeral) por traz, através de uma incisão de 5mm, e o artroscópio permite uma completa avaliação de toda a articulação, incluindo os ligamentos, labrum, cápsula, tendão do bíceps, superfície articular da glenóide e da cabeça do úmero (cartilagem) e tendões do manguito rotador. Pequenos instrumentos de 3 a 5 mm são introduzidos através de incisões adicionais (chamadas de portais), para poder reparar, reconstruir ou remover excrescencias ósseas e tecidos lesados.


ANESTESIA

A anestesia começa antes do centro cirúrgico, (Pré-anestésico) quando você interna no seu leito recebe um comprimido de Midazolam que serve como sedativo e vai diminuir a ansiedade e acalmar. Quando você chega no centro cirúrgico é recepcionado pelo seu anestesista, que geralmente faz a combinação de uma Anestesia Geral com a Anestesia Regional ou Bloqueio de Plexo Braquial (nervos que saem da medula nervosa e passam pelo pescoço e por debaixo da clavícula e vão para o ombro e descem ate a mão). A Anestesia Geral faz você dormir e ajuda a abaixar e controlar a pressão , evitar sangramento e mantê-lo confortável durante a cirurgia. A Anestesia do plexo braquial, é realizada no pescoço através de um ultrassom o anestesista detecta onde estão as raizes mais altas do plexo braquial e circunda elas com anestésico de longa duração para manter o seu braço anestesiado por mais de 12 horas podendo em alguns casos chegar ate 24 horas.



POSIÇÃO

O paciente permanece sentado em posição confortável denominada de cadeira-de-praia, durante todo o procedimento.



IMAGEM DE UMA MULHER DEITADA EM UMA CADEIRA-DE-PRAIA
POSIÇÃO CADEIRA-DE-PRAIA

DEPILAÇÃO E DESINFECÇÃO

É feita uma depilação dos pelos axilares e ao redor do ombro, seguida de limpeza e desinfecção do pescoço ate a ponta dos dedos. Colocam-se campos estéreis para evitar contaminação.


ESTABELECENDO OS PORTAIS

Desenhamos sobre a pele toda a anatomia da região a ser operada com tinta estéril (azul de metileno) para termos parâmetros de localização durante a cirurgia e demarcamos os locais das incisões de 5mm que denominamos de portais.

Uma ótica de 4 mm é introduzida na articulação do ombro através de uma incisão (portal) de 5mm, por onde se avalia toda a articulação: ligamentos, labrum, cápsula, tendão do bíceps, superfície articular da glenóide e da cabeça do úmero (cartilagem) e tendões do manguito rotador. Pequenos instrumentos de 3 a 5 mm são introduzidos através de incisões adicionais (chamadas de portais), para poder reparar, reconstruir ou remover tecidos danificados.



CONDUTAS PARA O PACIENTE QUE VAI OPERAR




IMAGEM DE UM PACIENTE ANTES DA CIRURGIA SENDO CONFORTADO POR UM MÉDICO
PACIENTE ANTES DA CIRURGIA


SETE DIAS ANTES DA CIRURGIA

Consultar com o anestesista no prazo máximo até 24 horas antes de internar, na hora da consulta com o anestesista precisa ter em mãos os exames de sangue (hemograma, coagulograma e glicose), Eletrocardiograma e Risco cirúrgico dado pelo seu cardiologista. Recomendações de outros especialistas como pneumologista, endocrinologista, neurologista, caso esteja tratando alguma doença tipo: (diabetes, asma, enfisema, derrame, trombose etc…). É importante suspender: AAS, clopidogrel, antiagregante plaquetários, vasodilatadores, antinflamatórios (nimesulida, voltarem, piroxicam, meloxicam, ibuprofeno, corticoide), omega 3 e ginkigo biloba, com o objetivo de evitar hemorragia durante e após a cirurgia.


UM DIA ANTES DA CIRURGIA

É importante o jejum absoluto de 8 horas antes de internar, ou seja, não pode beber ou comer nada a partir das 20 horas do dia anterior até a hora da cirurgia.

Coloque numa bolsa todos os exames: sangue (hemograma e coagulograma e glicose), eletrocardiograma, Risco cirúrgico e os exames do ombro: raio x, ultrasom, tomografia, ressonância, Guia de Internação e Consentimento Autorizado previamente assinado, se o anestesista deu alguma receita na visita pré-anestésica leve pois vai precisar da prescrição (sedação) antes de ir para o centro cirúrgico. Levar a Tipóia americana e medicamentos que faz de uso contínuo como precaução.

Não levar jóias (brincos, alianças, cordões, piercing), notebook, tablets e lanches.

NA HORA DA INTERNAÇÃO

avise ao enfermeiro, se for o caso que é: alérgico a certos medicamentos, portador de diabetes, hipertenso e tem marca-passo e qual lado será operado. Geralmente permanece por 12 até 24 horas internado no hospital, caso esteja sem dor, com sinais vitais estáveis (pressão e frequência cardíaca), se alimentando, bebendo e urinando espontaneamente poderá ter alta.


PRIMEIRO DIA APÓS A CIRURGIA

Deve voltar imediatamente a tomar suas medicações de uso continuo. Você recebe uma receita com orientações para fazer compressa de gelo local tomar analgésicos caso tenha dor; casos de reconstrução de tendões e ligamentos é proibído o uso de anti-inflamatórios e em alguns casos o uso de antibiótico é necessário.


SITUAÇÕES ADVERSAS

Deve retornar a clínica imediatamente: em caso de sangramento persistente após 24 horas ou dor que não melhora com os medicamentos, compressa de gelo e uso adequado da tipóia; febre após 48 horas da cirurgia, vermelhidão ou presença de pus ou secreções.


EXERCÍCIOS EM CASA

Realizar todos os exercícios 3 vezes por dia

Para o Pescoço:

queixo pra baixo ate encostar no peito

olhar pro céu

olhar pro lado direito ate encostar o queixo no ombro

olhar pro lado esquerdo ate encostar o queixo no ombro

colocar a orelha sobre o ombro direito

colocar a orelha sobre o ombro esquerdo

permanecer por 60 segundos respirando lentamente e sem sentir dor em cada posição referida anteriormente


Para a Mão:

o paciente deve abrir e fechar a mão 20 vezes imaginando que esta espremendo uma esponja cheia de água e sabão, é proibido utilizar bolinha.


Para o Punho:

dobrar e estender o punho 20 vezes.


Para o Cotovelo:

mantendo o braço e o cotovelo junto ao corpo, dobrar e esticar lentamente o cotovelo 20 vezes. Não pode colocar peso neste exercício.


Para as Escápulas:

aproximação das escapulas 20 vezes contar ate 4 segundos, para maior segurança faça este exercício após colocar o braço de volta na tipóia.


BANHO

após 24 horas da sua cirurgia, retire todo o curativo (esparadrapo micropore e gases) sem utilizar nenhum solvente, ou seja, na forma a seco, vai notar que existem linhas azuladas na pele, não se preocupe em retira-las com o tempo elas saem sozinhas sem a necessidade de ficar esfregando. Utilize água morna preferencialmente gelada e shampoo neutro para limpeza do ombro e depois apenas seque com uma toalha. Quando for lavar e secar a axila, não se esqueça de se inclinar lateralmente para o lado do ombro que operou ou para a frente de forma que o braço não faça força e acione os músculos e os tendões que acabaram de ser amarrados, se o fizer poderá afrouxar os nós, ou arrancar as âncoras ou rasgar o tendão inadevertidamente. Após secar o braço, seque bem a ferida e proteja-a com Band-Aid redondo.

Importante: É proibido colocar medicamento nos pontos e não pode tomar sol nos pontos.


TIPÓIA AMERICANA

Nos casos de reconstrução de tendão, labrum ou ligamentos, é recomendado fazer uso da tipóia americana por 6 semanas, ou seja, 42 dias, inclusive para dormir, só tirar pra tomar banho e realizar os exercícios que são recomendados acima. A forma como coloca a tipóia é importantissima, deixe a alça superior que passa ao redor do pescoço já pronta na altura que faz com que o seu cotovelo fique em 90 graus, ou seja, sua mão deve permanecer a nível do umbigo, então vista a tipóia como se estivesse colocando a manga de uma camisa, não se esqueça de se inclinar para frente e deixar o seu braço inerte como um pêndulo para a frente, de tal forma que o braço não faça força e acione os músculos e os tendões que acabaram de ser costurados, se o fizer poderá afrouxar os nós, ou arrancar as âncoras ou rasgar o tendão. Feche as presilhas ou velcros com o seu braço bom e passe a alça sobre a cabeça, depois como se fosse passar um cinto, pegue a faixa pelas costas que se encontra na altura do seu cotovelo e prenda-a no engate que esta logo abaixo da sua mão oposta . Evite rebolar ou fazer balanços para que esta faixa venha para frente sozinha, pois movimentos bruscos podem causar desequilíbrios, tonturas e movimentos reflexos no braço operado e romper o tendão que acabou de operar.

A forma que retira a tipóia tambem é importantíssima, tome muito cuidado, primeiro solte a cinta do abdomem que esta debaixo da sua mão, abra as presilhas ou velcros que fecham seu antebraço, se incline para frente de forma que o braço não faça força e acione os músculos e os tendões que acabaram de ser costurados, se o fizer poderá afrouxar os nós, ou arrancar as âncoras ou romper novamente o tendão, depois retire a alça que esta no seu pescoço, deixando que a tipóia saia suavemente pela frente.


COMO SE VESTIR

Durante as 6 semanas é bom pedir ajuda, principalmente para se calçar, colocar a meia, puxar a cueca ou calcinha e passar o cinto, colocar o sutiã. Use de preferência camisa de algodão aberta na frente, ou seja, com botões grandes e casas largas. Ao colocar a camisa, comece sempre pelo lado operado, com o braço estendido ao longo do corpo, incline-se para frente , faça de conta que seu braço esta morto e não pode mexê-lo, então vista a manga no braço operado, depois coloque a cabeça e por último o braço normal, para retirar a camisa faça o oposto, primeiro retire a camisa do braço normal, depois a cabeça e incline-se para frente e faça de conta que seu braço esta morto e não pode mexê-lo, só então retire a camisa. Evite calças apertadas e sapatos justos.


COMO SE ALIMENTAR

Durante as 6 semanas é importante evitar o uso do membro operado, então não tenha vergonha de pedir ajuda, mesmo que tenha operado o lado esquerdo, quando for cortar alguma coisa solicite a alguém que o faça por você.


COMPRESSA DE GELO

Sempre antes de colocar o gelo, proteja bem a pele com creme hidratante tipo nívea da lata azul, não espalhe o creme deixe a pele branca, isso evita possíveis queimaduras. A compressa de gelo deve ser colocada diretamente sobre a pele sem toalha ou pano no meio. Não coloque a compressa sobre superfície óssea, como é ocaso do topo do ombro, uma vez que essa região tem pouca gordura em volta e a pele é mais fina e pode provocar queimadura. Utilize a compressa pelo menos 4 vezes ao dia ou de 6 em 6 horas, durante 20 minutos, pode ser repetida a cada 2 horas se a dor for intensa e o analgésico não estiver controlando a sua dor, logo que passe a melhorar procure voltar para o esquema de 4/4horas e depois de 6/6 horas de intervalo.


DIETA

Durante os primeiros 15 dias sua alimentação deve ser livre de carne vermelha, condimentados, enlatados, conservantes, acidulantes, pimentas e comidas pesadas ou gordurosas como feijoadas, mocotó, rabadas, etc… Beba no mínimo 2,5 litros de água pura sem gás todos os dias. Alem da água beba tambem sucos e priorize os que tem bastante vitamina C como acerola, caju, kewi, limão e laranja. Evite os refrigerantes e bebidas alcoólicas.


DORMIR

Geralmente as 2 primeiras noites após a cirurgia, são as mais difíceis, procure dormir de barriga pra cima com um travesseiro apoiando o braço e cotovelo por baixo a fim de que o ombro fique relaxado e os pontos não sejam tencionados. Caso ainda tenha dificuldades, opte pela posição em cadeira-de-praia ou cadeira do papai. Se mesmo assim permanecer com insônia, ligue para a clínica e peça algum medicamento pra dormir.


RETIRAR PONTOS

Retornar para o seu médico após 7 dias de cirurgia, para provável remoção dos pontos.


FISIOTERAPIA

Casos de dor intensa no pós-operatório imediato, são aconselhados a iniciar imediatamente com eletroanalgesia, cryo cuff e acupuntura. Os casos de reconstrução de tendão ou ligamentos a fisioterapia começa após 6 semanas ou 42 dias, quando o paciente fica livre da tipóia e tem mais autonomia para deambular com mais equilíbrio e segurança. Indico os fisioterapeutas experientes e que seguem protocolos de reabilitação dos Professores: Rockwood e Ben Kiebler. Basicamente eles seguem de forma cronológica os princípios abaixo e tem de 3 a 6 meses para finaliza-los:

  1. Reduzir a dor e inflamação e facilitar a cicatrização dos tecidos

  2. Recuperar a mobilidade de todos os movimentos da articulação

  3. Recuperar a força

  4. Recuperar o equilíbrio

  5. Recuperar o endurance e a velocidade

  6. Retorno ao esporte


DIRIGIR

É proibido dirigir ate completar 6 semanas, ou seja, 42 dias. Deve utilizar carro com direção hidráulica e cambio automático, caso contrário só após completar 3 meses.


RETORNO AO TRABALHO OU ESCOLA

Poderá retornar para escola como ouvinte após 15 dias de operado, desde que permaneça com a tipóia. Caso seja necessário escrever ou desenhar na aula, necessita aguardar as 6 semanas de pós-operatório.

Deverá retornar ao trabalho após 3 meses de operado, funcionários que exercem atividades burocráticas ou leves ate 2kg; exceção para os casos de lesões grandes de manguito ou re-rotura, que só poderão retornar após 6 meses de operado, devido a alta incidência de casos de re-rotura.


RETORNO AO ESPORTE LEVE

Geralmente a volta ao esporte depende da reabilitação ter conquistado os 6 princípios mencionados anteriormente, o que pode acontecer no prazo de 3 a 6 meses após a cirurgia.


RETORNO AO ESPORTE DE CONTATO

Esportes tipo musculação, artes marciais ou arremessos como voley, handeball e tenis, baseball só estarão liberados após 6 meses.



686 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page