Infiltração é uma técnica que consiste em aplicar uma ou mais substâncias através de uma seringa e uma agulha diretamente no tecido ou compartimento que se encontra com dificuldades de se recuperar sozinho ou não está respondendo ao tratamento convencional (ex: gelo, imobilização, anti-inflamatório oral, etc…).
Injetar um medicamento exatamente no local que esta com problemas tem suas vantagens, por exemplo: quando você toma um comprimido pela boca ou uma enfermeira aplica uma injeção de Diprospam no seu músculo, o medicamento precisa passear pelo sistema gastrointestinal ou pelo tecido muscular, alcançar um vaso sanguíneo para depois ser transportado pelo sangue ate chegar no fígado para ser metabolizado e distribuído por diversos órgãos e tecidos que não estão acometidos ate chegar no local que realmente precisa, isso só acontecerá caso a circulação esteja normal no local afetado, e por fim a substância que sobrou passa pelo rim para ser finalmente eliminada pela urina.
No caso da infiltração, você pula todas essas etapas e cai direto no local desejado, nos casos em que os tecidos são mal vascularizados ou que se nutrem por difusão como é o caso da cartilagem, esse método é o mais eficiente e rápido, sendo necessário menor quantidade de medicamento e ocorre o maior aproveitamento do mesmo.
Existem muitas substâncias possíveis de serem recomendadas para eliminar a dor e a inflamação, evitar fibrose ou rigidez, o contrário também é possível, como em casos de ligamentos frouxos utilizar uma substância que causa fibrose e reforça o ligamento, que aumenta a circulação local de um tendão mal vascularizado, que regenera um músculo e/ou um tendão rompido parcialmente, que restaura uma cartilagem em casos de artrose e acelera uma consolidação de um osso fraturado.
Desde 1.930 várias substâncias estão sendo testadas, as primeiras com poucos benefícios foram: Formalina, Glicerina, Lipiodol, Ácido Lático e Vaselina. Muitas substâncias ainda continuam sendo testadas com a finalidade de evitar um tratamento cirúrgico, por exemplo:
1.Adalimumabe
2.Actovegin
3.Ar
4.Anakinra
5.Aprotinina
6.Sangue Total autólogo
7.Toxina Botulínica (Botox)
8.Dextrose Hipertonica (Proloterapia)
9.Etanercepte
10.Guanetidina
11.Acido hialurônico e seus derivados
12.Infliximab
13.Metotrexato
14.Morfina
15.Anti-inflamatórios não hormonais
16.Geléia de petróleo
17.Polidocanol
18.Fenol
19.Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
20.Ácido Ósmico
21.Materiais Radioativos: (Erbio-169, Renio-186, Ítrio-90)
22.Agentes Esclerosantes
23.Traumeel.
24.Concentrado de Aspirado de Medula Óssea (BMAC)
LOCAIS DE INFILTRAÇÃO:
1.dentro da articulação (intra-articular)
2.em volta da articulação (peri-articular)
3.dentro do tendão
4.em volta do tendão (peri-tendineo)
5.dentro de um nódulo (intranodular)
6.em volta do nódulo (perinodular)
7.dentro do nervo (intraneural)
8.em volta do nervo (perineural)
9.na capa que envolve o nervo (epineural)
10.no interior de uma fratura
11.no interior de um músculo (intramuscular)
12.no interior de um ligamento (intraligamentar)
A Infiltração vem sendo administrada por clínicos gerais, reumatologistas, ortopedistas, médicos desportistas, radiologista intervencionista e especialistas em clinica da dor; e em outros países por: podólogos, enfermeiros e fisioterapeutas, pois lá eles possuem formação e treinamento para realizar o procedimento; acredito que isso também deva acontecer em nosso país.
A infiltração pode ser feita utilizando parâmetros anatômicos ou se utilizando de um aparelho de imagem como o Ultrassom.
Um artigo de Revisão sistemática foi publicado na revista The American Journal of Sports Medicine de março de 2011, por Brian J. Cole, um brilhante ortopedista americano precursor da Medicina Regenerativa, ele fez um estudo comparativo dos 2 métodos e chegou a conclusão que a Precisão do método de infiltração da articulação Glenoumeral do ombro sem ultrassom foi de 79%, e com ultrassom subiu para 95% de precisão. No espaço subacromial onde se localizam as Bursites, no método sem ultrassom a precisão foi de 63% e com ultrassom subiu para 100% de precisão. Na articulação acromioclavicular onde ocorre muita artrose, o método sem ultrassom foi de 45% de precisão e com ultrassom subiu para 100% de precisão.
A infiltração é um método excelente para aqueles pacientes que possuem doenças de base como: asma, pressão alta, diabetes, arritmias cardíacas, após infarto (pontes de safena, stents), Derrames (AVC hemorrágico ou isquêmicos) e querem evitar uma anestesia ou uma cirurgia, devido a complicações ou risco de vida. Aqueles que querem adiar uma cirurgia porque o trabalho ou o esporte são seu meio de sobrevivência e por isso não podem ficar afastados e imobilizados. E para alguns casos em que o paciente apresentou pouca melhora ou nenhuma com os métodos conservadores (fisioterapia, medicamentos e compressas).
Muitas das substâncias anteriores serão vistas individualmente em Terapias Regenerativas.
REFERÊNCIAS:
Am J Sports Med
2011 Mar;39(3):656-62.
Improving injection accuracy of the elbow, knee, and shoulder: does injection site and imaging make a difference? A systematic review
Erika L Daley, Sarvottam Bajaj, Leslie J Bisson,
Brian J Cole
INJECTION TECHNIQUES
IN MUSCULOSKELETAL MEDICINE
A PRACTICAL MANUAL FOR CLINICIANS IN PRIMARY AND SECONDARY CARE
Stephanie Saunders, FCSP, FSOM
Founder and Director, Orthopaedic Medicine Seminars, London, England
Steve Longworth, MB, ChB, MSc (Sport and Ex Med), FRCGP,
FRACGP, DM-SMed DPCR, FSOM
General Practitioner, CY O’Connor Village Medical Centre, Piara Waters, Perth, Western Australia
Fifth edition 2019
SILVER’S JOINT AND SOFT TISSUE INJECTION
INJECTING WITH CONFIDENCE
E D I T E D B Y
DAVID SILVER FRCR FRCP
Consultant Musculoskeletal Radiologist
Royal Devon and Exeter NHS Foundation Trust
Past President, British Society of Skeletal Radiologists
UK
© 2019 by Taylor & Francis Group, LLC
CRC Press is an imprint of Taylor & Francis Group, an Informa business
Comments